top of page

Imóveis sustentáveis se valorizam em até 30%



De acordo com estudo divulgado pelo Green Building Council (GBC), a sustentabilidade é peça fundamental no desenvolvimento do setor de imóveis. Ainda que a informação não seja uma novidade para a maioria, o que tem surpreendido muita gente é a velocidade com que a importância do tema tem crescido em projetos de novos empreendimentos imobiliários no Brasil.

Empreendimentos residenciais, comerciais ou corporativos, priorizam cada vez mais o setor, que hoje é uma realidade. Além dos usuários, toda a cadeia do mercado imobiliário, incluindo corretores de imóveis, já conseguem identificar as vantagens das construções sustentáveis, que segundo o GBC Brasil, se valorizam em até 30% após a entrega.

No balanço divulgado pelo instituto, o país fechou o ano de 2020 com cerca de 1200 pedidos de registro ao selo internacional sustentável (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental) e teve mais de 800 certificações concedidas. Em relação ao ano anterior, o número de pedidos cresceu em 27%, enquanto a concessão dos selos aumentou em 51%.

Esse é o melhor indicador de que a onda verde chegou definitivamente na construção civil, e a resposta do mercado, não só por parte dos construtores, arquitetos e engenheiros, é a melhor possível.

O uso eficiente da água, assim como a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, e a prática de ações que buscam a eficiência energética estão entre os critérios levados em conta pelo GBC na hora de conceder uma certificação Leed a um projeto.

Quando um projeto busca tais certificações ele não está apenas dizendo que foi desenvolvido sob padrões sustentáveis, mas também está buscando valorização no mercado, indicam os especialistas.

Os benefícios dos selos Leed, valorizam os aspectos econômicos, sociais e ambientais, trazendo vantagens para todas as camadas deste sistema e oferecendo um produto de alta qualidade ao consumidor final.

No Bosque das Mangueiras, você encontra parceiros como a Laer, que pode orientar sobre sua casa sustentável, e a Agrosuisse, do consultor Fábio Ramos, que faz um diagnóstico agroambiental com a caracterização, aptidão e vocação do seu terreno. Veja mais no site e no canal do youtube

Confira 10 vantagens de uma construção sustentável

1. Redução do consumo e dos custos de matérias-primas;

2. Melhor aproveitamento de recursos, prevenindo o desperdício de materiais;

3. Redução na produção de resíduos sólidos;

4. Economia na mão de obra, com aplicação de materiais mais leves e práticos;

5. Edificações com menor peso estrutural e maior resistência;

6. Redução de gastos energéticos com iluminação e climatização;

7. Ambientes mais agradáveis e atraentes;

8. Obras mais ágeis, com atendimento a todos os prazos;

9. Menor custo de manutenção;

10. Maior valor de mercado.


18 visualizações0 comentário
bottom of page