top of page

Hortas familiares ganham cada vez mais protagonismo em projetos residenciais

Projetos variam de acordo com o espaço e planejamento, que podem até gerar lucro para aqueles que querem investir neste segmento

Ter uma alimentação saudável e saborosa é o sonho de muitos. Por isso, cada vez mais as hortas familiares ganham espaço em projetos arquitetônicos de casas, sítios e até mesmo apartamentos.

As vantagens de plantar e colher seu próprio alimento são muitas, mas a certeza de estar consumindo um produto livre de agrotóxico, é algo que não tem preço. De acordo com a nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal, as diferenças e benefícios desses produtos podem ser sentidas ao longo do tempo.

“Se eu comparar a cenoura orgânica com a cenoura convencional, a primeira vai ser menor e com uma coloração mais forte. Essa coloração mais forte é o que vai defendê-lo das pragas que poderiam causar algum dano. Essas substâncias bioativas estão bem mais presentes nos orgânicos. Isso resulta em mais antioxidantes para o nosso organismo, que são substâncias que melhoram nosso sistema imunológico e ajudam a prevenir diversas doenças.”, explicou.

Ao contrário do que muitos pensam, a instalação de hortas familiares não requer altos investimentos, muito menos de equipamentos caríssimos para a sua manutenção. O mais importante para o sucesso desses espaços é o desenvolvimento de um bom projeto, que

vise adequar o local disponível com o planejamento do que está se propondo esta horta.

O Bosque das Mangueiras trabalha em parceria com o consultor em agroecologia e agricultura orgânica, Fábio Ramos, da Agrosuisse, que poderá, caso esse seja o desejo do proprietário, indicar o potencial de cada espaço e apontar as melhores soluções.

Além de representar uma significativa economia ao suprir as necessidades das famílias que ali residem, essa produção de hortaliças, frutas e verduras podem também gerar lucros para quem opta em investir neste segmento de maneira ainda mais aprofundada. Hoje diversos sítios abastecem o mercado e atendem regiões específicas com estes produtos.

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualmente mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são frutos da agricultura familiar. Esse dado aponta para uma tendência crescente e vital para o abastecimento de todas as regiões do Brasil.

Para quem preza pela preservação do meio ambiente o advento da agricultura familiar também é uma importante aliada, já que também segundo a Embrapa, esta forma de trabalho reduz o impacto nos rios e mananciais, já que utiliza menos produtos químicos em suas produções, trazendo vantagens também para a natureza.

Se você pensa em adotar um novo estilo de vida, dando preferência para valores saudáveis, não perca tempo e agende uma visita ao Bosque das Mangueiras. Venha conhecer o novo Condomínio de Sítios da Região Serrana. Consulte um de nossos corretores licenciados através do email vendas@bosquedasmangueiras.net ou do telefone (24) 99295-3751


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page