top of page

Clima da Região Serrana é uma ótima alternativa para quem deseja qualidade de vida

Desde os tempos do Império, Serra Fluminense é indicada como opção para amenizar problemas de saúde


Fugir das altas temperaturas da capital, sempre foi um dos grandes atrativos para quem busca uma vida na região serrana do Rio de Janeiro. Apesar da tendência ser cada vez mais evidente, esse planejamento de vida vem de longa data, tendo início ainda na época do Império Brasileiro.

Apesar de muito ligada ao imperador D. Pedro II, a proximidade da monarquia nacional com a região teve início ainda com seu pai, que com bastante frequência viajava para o local com o objetivo de preservar a frágil saúde de D. Paula, uma de suas filhas.

D. Pedro II se apaixonou pela região, a qual seu pai viajava com frequência

Com o passar das décadas a Serra Fluminense se caracterizou por ser não apenas uma alternativa, mas também como um refúgio para quem prioriza a qualidade de vida. Sendo assim, essas cidades entraram na rota daqueles que preferem climas mais amenos do que são registrados nas grandes capitais. De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a temperatura das cidades serranas oscila em média de 8 a 10 graus a menos do que é visto no Rio de Janeiro.

Tais características justificam o movimento cada vez mais constante de famílias que buscam não apenas contar com essas cidades como alternativas de veraneio, mas sim como escolha para fixar suas residências.

Atualmente entende-se que o aquecimento global está impactando severamente na saúde das pessoas. Sendo assim a busca por essa alternativa torna-se ainda mais compreensível. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde, de 2015 (Investing to overcome the global impact ofneglected tropical diseases), as altas temperaturas nas regiões metropolitanas estariam ligadas ao aumento das doenças tropicais. Além disso outras pesquisas do órgão mundial também relacionam o crescimento de problemas cardiovasculares e respiratórios com essa mudança climática, valorizando ainda mais o estilo de vida de quem opta pelas cidades serranas.


Mais do que temperaturas agradáveis, viver neste clima também propicia benefícios no dia a dia da família. Aliado às características da região, seus moradores costumam incluir em suas rotinas, caminhadas em trilhas ou ao redor de lagos. A prática de esportes também aparece como outra boa opção, longe do calor que costuma consumir a disposição dos que mesmo tendo afinidade com tais atividades, prefere não competir com a força das altas temperaturas, cada vez mais intensa na capital.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page